28 a 30

junho de 2021

Formato virtual

CHAMADA PARA

MINICURSOS

O prazo para submissão está encerrado.

Agradecemos a todos que participaram. Em breve, será divulgado o resultado.

A comissão organizadora do 50º CBG convida a todos os interessados para submeter propostas de Minicursos para o 50º Congresso Brasileiro de Geologia, a ser realizado em Brasilia – DF, que acontecerá no período de 28 a 30 de junho de 2021.

O tema do evento será “Geologia e Sociedade: Construindo pontes para um planeta sustentável” e as propostas devem estar conectadas, preferencialmente, com pelo menos uma de nossas sessões temáticas.

Todas as propostas devem ser submetidas por meio do formulário.

Pedimos que todos leiam com atenção as informações referentes à elaboração das propostas antes de completar a submissão.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail programacaocientificabrasil@mci-group.com.   

1. Descrição da estrutura dos minicursos

  • Os minicursos poderão ter duração de 8, 12 ou 16hrs.
  • Os minicursos ocorrerão no período que antecede o congresso. As datas destinadas aos mesmos e que deverão ser sinalizadas pelo proponente são 26 e 27 de junho de 2021.
  • O tema proposto deve ser de elevada relevância, prática ou teórica, e de amplo interesse.
  • As propostas deverão conter:
  1. Dados de Identificação
    1.1. Título do minicurso
    1.2. Ministrante(es): instituição(ções), endereço(s), telefone(s), e-mail(s)
  2. Resumo do Curso
    2.1. Objetivos do curso e tratamento dado ao tema (ex: teórico ou prático, apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos, apresentação ou comparação de tecnologias, formação de novas habilidades ou informação, etc.)
    2.2. Perfil do público-alvo
    Bibliografia principal utilizada na preparação do curso

PRAZO PARA ENVIO DE PROPOSTA: 13 DE MARÇO DE 2020

A submissão das propostas será exclusivamente eletrônica e deverão ser apresentadas conforme formulário disponibilizado no botão acima.

Todas as propostas passarão pelo processo de avaliação, e poderão ser aceitas ou rejeitadas.

A língua oficial do evento é o Português. Ministrantes de outras nacionalidades podem conduzir seu respectivo minicurso em espanhol ou inglês. Entretanto, é importante salientar que o evento não contará com tradução simultânea.

O proponente receberá um e-mail de confirmação em até 5 dias úteis após a submissão.

Em caso de não recebimento desse e-mail, entre em contato com programacaocientificabrasil@mci-group.com

O resultado da avaliação da proposta será enviado ao proponente até 27 de março de 2020.

Atenção: não submeta uma proposta em caso de dúvida sobre a capacidade de cumprir todos os requisitos necessários para realização do curso.

2. Responsabilidades dos proponentes

O proponente será o ponto de comunicação com a organização do evento para esclarecimento de questões práticas e eventuais alterações. Desta forma, essa pessoa deve estar disponível para responder prontamente a questões referentes ao minicurso para a comissão organizadora.

O evento não oferecerá suporte logístico (traslado, hospedagem e alimentação) para as pessoas envolvidas nos minicursos, cabendo ao proponente arcar com suas despesas para participação no congresso.

3. Responsabilidades da comissão organizadora

  • Inscrição cortesia para participação no congresso aos ministrantes do curso proposto. (Serão aceitos um número máximo de 3 ministrantes por curso)
  • Equipamento de áudio e vídeo (Qualquer solicitação além do básico disponível deverá ser apresentada na submissão da proposta e sujeita a avaliação da comissão)

4. Cancelamento de minicursos

A comissão organizadora do congresso estabelecerá um número mínimo para viabilização do minicurso.

Após a data de corte, minicursos que não atingirem o mínimo estipulado, serão cancelados.

A contrapartida de inscrição gratuita para ministrantes será automaticamente cancelada, no entanto os mesmos receberão o benefício de se inscreverem com o primeiro valor de tabela.

5. Prazos importantes

10 de dezembro de 2019 – Abertura da submissão de propostas de Minicursos.
13 de março de 2020 – Encerramento da submissão de propostas
Até 27 de março de 2020 – Divulgação das propostas selecionadas aos proponentes
27 de abril de 2020 – Abertura para inscrição de minicursos
30 de março de 2021 – Deadline de corte para número de inscritos por minicurso

Patrocínio – Cota Platina

Patrocínio – Cota Ouro

Patrocínio – Cota Cobre

Apoio Especial

Promoção

Realização

Organização

Translate »

Instituto de Geociências (IG)

O Instituto de Geociências (IG) ocupa área de mais de 6.550 m2 no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), mais conhecido como Minhocão por sua forma longilínea. O IG possui ainda dois prédios próprios, onde estão instalados o Observatório Sismológico e o Laboratório de Geocronologia, com área adicional de 2.500 m2. No ICC funcionam a Direção e Secretaria, salas de aula, laboratórios, salas individuais de professores, salas para alunos de pós-graduação, o Museu de Geociências, os Centros Acadêmicos de Geologia Jorge Gushiken (CAGEO) e de Geofísica (CAGEF) e o Grupo Espeleológico da Geologia (GREGEO).

O Instituto de Geociências da UnB conta com laboratórios em todas as subáreas das Geociências, aos quais os estudantes têm amplo acesso. Quase todos os laboratórios possuem equipamentos de última geração, a fim de atenderem adequadamente às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Instituto, bem como ao intercâmbio com outras universidades, instituições de pesquisa e empresas do País e do exterior. Encontram-se em pleno funcionamento os laboratórios de laminação, preparação de amostras, separação de minerais pesados, computação, microscopia, inclusões fluidas, difratometria de raios X, microssonda eletrônica, geoquímica, isótopos estáveis, geocronologia, micropaleontologia, microscopia eletrônica de varredura, sensoriamento remoto e análise espacial, geofísica aplicada, laboratórios do Observatório Sismológico e de estudos da litosfera.

O Laboratório de Geocronologia possui excelente estrutura para análises geocronológicas e de geoquímica isotópica, que têm sido realizadas para a comunidade científica nacional e internacional, além de empresas públicas e privadas.

O Museu de Geociências é um dos principais museus da UnB. Possui acervo expressivo e diversificado, que atende à visitação diária da comunidade da UnB, de grupos de estudantes do ensino fundamental e médio e da sociedade em geral.

O Observatório Sismológico (SIS) é um Centro do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília (UnB). Suas responsabilidades envolvem o ensino (níveis de graduação e pós-graduação), a Extensão e a Pesquisa relacionada à sismicidade e à estrutura do interior da Terra. Sua principal atividade é o monitoramento sismográfico da sismicidade brasileira, natural e induzida por reservatórios.

Veículos apropriados para trabalhos de campo estão à disposição dos estudantes e professores.