28 a 30

junho de 2021

Formato virtual

SOLENIDADE DE ABERTURA 50º CBG

27 de junho de 2021 (domingo), às 18h00

 SALA 1SALA 2SALA 3SALA 4SALA 5ATIVIDADES EXTRASSESSÃO PÔSTERAPRESENTAÇÕES  ORAIS
08h00 - 09h00
09h00 - 10h00PALESTRAS TEMÁTICAS
ST 6- Ciencias Planetárias
PALESTRAS TEMÁTICAS
ST11: Bacias da Margem Continental Brasileira e as Contemporâneas no Continente
PALESTRAS TEMÁTICAS
ST5: Paleoambientes e Mudanças Climáticas
PALESTRAS TEMÁTICAS
ST18: Sensoriamento Remoto, Geoestatística e Modelagem Espacial
Reuniões
10h00 - 11h00MESA REDONDA
Exploração Mineral no Brasil: avanços e desafios
11h00 - 12h00
12h00 - 14h00INTERVALO
14h00 - 15h00PALESTRA MAGNA
The Global Geology of Titan as seen from the Cassini Mission
Dra. Rosaly M.C. Lopes
(pesquisadora sênior no Jet Propulsion Lab da NASA)
15h00 - 16h00PALESTRAS TEMÁTICAS
ST10: Rodínia ao Gondwana
PALESTRAS TEMÁTICAS
ST11: Bacias da Margem Continental Brasileira e as Contemporâneas no Continente
PALESTRAS TEMÁTICAS
ST1: Geociências para a Sociedade (Geociências Forenses)
PALESTRAS TEMÁTICAS
ST15: Sistemas Minerais e Exploração Mineral
Reuniões
16h00 - 17h00MESA REDONDA
Ensino de Geociências na América Latina
17h00-18h00
18h00-19h00LANÇAMENTO DE LIVRO E HAPPY HOUR
LIVRO: Datação de Rochas por Métodos Isotópicos
AUTOR: Fabrício Caxito
EDITORA: Sociedade Brasileira de Geologia

As apresentações orais e a sessão de pôster serão em formato on demand e ficarão disponíveis na plataforma durante todo o período do Congresso.

A programação científica ficará disponível por 90 dias na área restrita aos inscritos do 50°CBG para ser assistida após o congresso.

* Os workshops terão duração superior a uma hora e serão informados aos participantes.

Programação Oficial. Todas as palestras magnas e temáticas serão transmitidas ao vivo de acordo com a programação e terão sessão de perguntas e respostas com os palestrantes.

Patrocínio – Cota Platina

Patrocínio – Cota Ouro

Patrocínio – Cota Cobre

Apoio Especial

Promoção

Realização

Organização

Translate »

Instituto de Geociências (IG)

O Instituto de Geociências (IG) ocupa área de mais de 6.550 m2 no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), mais conhecido como Minhocão por sua forma longilínea. O IG possui ainda dois prédios próprios, onde estão instalados o Observatório Sismológico e o Laboratório de Geocronologia, com área adicional de 2.500 m2. No ICC funcionam a Direção e Secretaria, salas de aula, laboratórios, salas individuais de professores, salas para alunos de pós-graduação, o Museu de Geociências, os Centros Acadêmicos de Geologia Jorge Gushiken (CAGEO) e de Geofísica (CAGEF) e o Grupo Espeleológico da Geologia (GREGEO).

O Instituto de Geociências da UnB conta com laboratórios em todas as subáreas das Geociências, aos quais os estudantes têm amplo acesso. Quase todos os laboratórios possuem equipamentos de última geração, a fim de atenderem adequadamente às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Instituto, bem como ao intercâmbio com outras universidades, instituições de pesquisa e empresas do País e do exterior. Encontram-se em pleno funcionamento os laboratórios de laminação, preparação de amostras, separação de minerais pesados, computação, microscopia, inclusões fluidas, difratometria de raios X, microssonda eletrônica, geoquímica, isótopos estáveis, geocronologia, micropaleontologia, microscopia eletrônica de varredura, sensoriamento remoto e análise espacial, geofísica aplicada, laboratórios do Observatório Sismológico e de estudos da litosfera.

O Laboratório de Geocronologia possui excelente estrutura para análises geocronológicas e de geoquímica isotópica, que têm sido realizadas para a comunidade científica nacional e internacional, além de empresas públicas e privadas.

O Museu de Geociências é um dos principais museus da UnB. Possui acervo expressivo e diversificado, que atende à visitação diária da comunidade da UnB, de grupos de estudantes do ensino fundamental e médio e da sociedade em geral.

O Observatório Sismológico (SIS) é um Centro do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília (UnB). Suas responsabilidades envolvem o ensino (níveis de graduação e pós-graduação), a Extensão e a Pesquisa relacionada à sismicidade e à estrutura do interior da Terra. Sua principal atividade é o monitoramento sismográfico da sismicidade brasileira, natural e induzida por reservatórios.

Veículos apropriados para trabalhos de campo estão à disposição dos estudantes e professores.