28 a 30

junho de 2021

Formato virtual

PUBLICAÇÃO

“CONTRIBUIÇÕES À CIÊNCIA E TÉCNICA DOS (AS) JOVENS GEÓLOGOS (AS) BRASILEIROS (AS)”

Prazo de submissão encerrado!

O 50º Congresso Brasileiro de Geologia (50° CBG) e a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) farão o lançamento de Livro(s) com ISBN reunindo os resultados de Trabalho de Conclusão de Curso / Trabalho Final de Graduação (TCC), ou similar, das universidades brasileiras na área de Geociências. Cada trabalho selecionado corresponderá a um capítulo.

A associação com o 50º CBG ocorrerá na forma de chamada para trabalhos restrita aos (às) sócios(as) da SBG inscritos no 50º CBG que estejam apresentando resultados dos seus TCCs defendidos em 2017/2018/ 2019/ 2020 ou nos estágios finais de elaboração em 2021.

A chamada contemplará o universo de pessoas inscritas até 14 de maio de 2021 e que tenham seus resumos aceitos para o 50º CBG na 1ª ou na 2ª chamada de submissão.

PRÉ-REQUISITOS:

  1. Ter resumo submetido e aprovado no 50º CBG, na 1ª ou na 2ª chamada;
  2. O resumo aprovado deve estar relacionado a resultados obtidos em TCC finalizado em 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021 (até 14/05/2021 – data final para submissão);
  3. Para a submissão, o (a) 1º (ª) autor (a) deverá estar efetivamente inscrito (a) no 50º CBG, com pagamento de inscrição efetuado e ser sócio (a) da SGB quite em 2021.

CARACTERÍSTICAS DE SUBMISSÃO:

Trabalho inédito com 10 a 12 páginas incluindo texto e figuras (Fonte Arial, 12pt, espaçamento 1,5); folha A4; margens de 1,5cm (superior, inferior, direta e esquerda).

Deverá ser acompanhada do comprovante de pagamento da inscrição no 50° CBG e da anuidade 2021 da SBG, carta de encaminhamento do (a) orientador(a) do TCC, comprovante de aceite do resumo no 50º CBG.

CRONOGRAMA:

A submissão terá que acontecer após o recebimento do resultado do aceite do resumo no primeiro ou no segundo período de submissão do 50º CBG.

Período de submissão: 15/03/21 a 14/05/21
Prazo para 1ª avaliação pelos revisores: 17/05/21 a 31/05/21
Prazo para correção dos autores: 01/06/21 a 10/06/21
Prazo para avaliação final pelos revisores: 11/06/21 a 15/06/21
Edição dos livros: 16/06/21 a 28/06/21
Comunicação do aceite aos autores: 18/06/21

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail trabalhocientificobrasil@mci-group.com.

Patrocínio – Cota Platina

Patrocínio – Cota Ouro

Patrocínio – Cota Cobre

Apoio Especial

Promoção

Realização

Organização

Translate »

Instituto de Geociências (IG)

O Instituto de Geociências (IG) ocupa área de mais de 6.550 m2 no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), mais conhecido como Minhocão por sua forma longilínea. O IG possui ainda dois prédios próprios, onde estão instalados o Observatório Sismológico e o Laboratório de Geocronologia, com área adicional de 2.500 m2. No ICC funcionam a Direção e Secretaria, salas de aula, laboratórios, salas individuais de professores, salas para alunos de pós-graduação, o Museu de Geociências, os Centros Acadêmicos de Geologia Jorge Gushiken (CAGEO) e de Geofísica (CAGEF) e o Grupo Espeleológico da Geologia (GREGEO).

O Instituto de Geociências da UnB conta com laboratórios em todas as subáreas das Geociências, aos quais os estudantes têm amplo acesso. Quase todos os laboratórios possuem equipamentos de última geração, a fim de atenderem adequadamente às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Instituto, bem como ao intercâmbio com outras universidades, instituições de pesquisa e empresas do País e do exterior. Encontram-se em pleno funcionamento os laboratórios de laminação, preparação de amostras, separação de minerais pesados, computação, microscopia, inclusões fluidas, difratometria de raios X, microssonda eletrônica, geoquímica, isótopos estáveis, geocronologia, micropaleontologia, microscopia eletrônica de varredura, sensoriamento remoto e análise espacial, geofísica aplicada, laboratórios do Observatório Sismológico e de estudos da litosfera.

O Laboratório de Geocronologia possui excelente estrutura para análises geocronológicas e de geoquímica isotópica, que têm sido realizadas para a comunidade científica nacional e internacional, além de empresas públicas e privadas.

O Museu de Geociências é um dos principais museus da UnB. Possui acervo expressivo e diversificado, que atende à visitação diária da comunidade da UnB, de grupos de estudantes do ensino fundamental e médio e da sociedade em geral.

O Observatório Sismológico (SIS) é um Centro do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília (UnB). Suas responsabilidades envolvem o ensino (níveis de graduação e pós-graduação), a Extensão e a Pesquisa relacionada à sismicidade e à estrutura do interior da Terra. Sua principal atividade é o monitoramento sismográfico da sismicidade brasileira, natural e induzida por reservatórios.

Veículos apropriados para trabalhos de campo estão à disposição dos estudantes e professores.