28 a 30

junho de 2021

Formato virtual

chamada de trabalhos

PRAZO ENCERRADO

Normas para envio dos resumos

Não é obrigatório o pagamento prévio da inscrição para submissão de trabalhos.

IMPORTANTE: Não é possível editar ou deletar o trabalho após finalizada a submissão, apenas alterar as informações dos coautores. Caso queira excluir o arquivo, favor entrar em contato com os organizadores.

Os trabalhos deverão ser submetidos pelo sistema online do 50º CBG, obedecendo às regras sequenciais descritas abaixo:

  • No site é possível fazer o download de um modelo de um resumo editorado. A editoração dos resumos deverá seguir às normas descritas neste template.
  • As configurações da página do arquivo do resumo correspondem: folha A4; margens (superior, inferior, direta e esquerda) de 1,5 cm; e espaçamento simples.

Resumos que não tenham entre 350 e 500 palavras serão automaticamente reprovados, sem passar pela avaliação dos Coordenadores de Sessão e Comitê Científico. Título, autores e filiação não serão contabilizados no somatório das palavras.

  • Durante a submissão deverá ser anexado um arquivo único em word, formatado em acordo com o Guia de Elaboração de Resumo. Após o envio não será permitido nenhum tipo de correção ou substituição do arquivo.

A avaliação dos resumos será realizada pelos Coordenadores das Sessões Temáticas e Comitê Científico levando-se em conta os seguintes pontos: (i) a relação do resumo com o tema abordado no Simpósio ou  Sessão Temática; (ii) a apresentação de alguma contribuição técnico-científico relevante; (iii) ausência de erros conceituais e/ou de redação; e (iv) que não representem proposta ou intenções de se realizar um determinado estudo sem apresentação de resultado

Os resumos aprovados não poderão ser submetidos a eventuais correções. Qualquer erro, seja de digitação, grafia, etc. será de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Os autores poderão submeter quantos resumos desejarem, mas para efeito de apresentação no congresso e publicação nos Anais, será permitido vincular e validar apenas 3 resumos por inscrição.

Formato de apresentação escolhido pelo autor (painel ou oral) não será o formato final da apresentação. O formato para apresentação será definido posteriormente pelos Coordenadores de Sessão e Comitê Científico.

Contato:
E-mail: abstractbrasil@mci-group.com
T: +55 (11) 3515-8672
C: +55 (11) 94057-2421

Temas para submissão

  • TEMA 1: Geociências para a Sociedade
  • TEMA 2: História e Difusão das Geociências
  • TEMA 3: Risco Geológico, Geologia de Engenharia e Geotecnia
  • TEMA 4: Recursos Hídricos e Geociências Ambientais
  • TEMA 5: Paleoambientes e Mudanças Climáticas
  • TEMA 6: Ciências Planetárias
  • TEMA7: Geodinâmica, Tectônica e Reologia da Litosfera
  • TEMA 8: A Terra Primitiva: do Hadeano ao Neoarqueano
  • TEMA 9: Evolução e Dinâmica do Paleo/Mesoproterozoico
  • TEMA 10: Rodínia ao Gondwana
  • TEMA 11: Bacias da Margem Continental Brasileira e as Contemporâneas no Continente
  • TEMA 12: O Paleozoico na América do Sul
  • TEMA 13: Evolução Geológica durante o Cenozoico – Conceitos e Aplicações
  • TEMA 14: Geociências Marinha e Oceanografia
  • TEMA 15: Sistemas Minerais e Exploração Mineral
  • TEMA 16: Sistemas Petrolíferos, Exploração e Produção de Hidrocarbonetos
  • TEMA 17: Magmatismo e Processos Petrogenéticos
  • TEMA 18: Sensoriamento Remoto, Geoestatística e Modelagem Espacial
  • TEMA 19: Geofísica

Patrocínio – Cota Platina

Patrocínio – Cota Ouro

Patrocínio – Cota Cobre

Apoio Especial

Promoção

Realização

Organização

Translate »

Instituto de Geociências (IG)

O Instituto de Geociências (IG) ocupa área de mais de 6.550 m2 no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), mais conhecido como Minhocão por sua forma longilínea. O IG possui ainda dois prédios próprios, onde estão instalados o Observatório Sismológico e o Laboratório de Geocronologia, com área adicional de 2.500 m2. No ICC funcionam a Direção e Secretaria, salas de aula, laboratórios, salas individuais de professores, salas para alunos de pós-graduação, o Museu de Geociências, os Centros Acadêmicos de Geologia Jorge Gushiken (CAGEO) e de Geofísica (CAGEF) e o Grupo Espeleológico da Geologia (GREGEO).

O Instituto de Geociências da UnB conta com laboratórios em todas as subáreas das Geociências, aos quais os estudantes têm amplo acesso. Quase todos os laboratórios possuem equipamentos de última geração, a fim de atenderem adequadamente às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Instituto, bem como ao intercâmbio com outras universidades, instituições de pesquisa e empresas do País e do exterior. Encontram-se em pleno funcionamento os laboratórios de laminação, preparação de amostras, separação de minerais pesados, computação, microscopia, inclusões fluidas, difratometria de raios X, microssonda eletrônica, geoquímica, isótopos estáveis, geocronologia, micropaleontologia, microscopia eletrônica de varredura, sensoriamento remoto e análise espacial, geofísica aplicada, laboratórios do Observatório Sismológico e de estudos da litosfera.

O Laboratório de Geocronologia possui excelente estrutura para análises geocronológicas e de geoquímica isotópica, que têm sido realizadas para a comunidade científica nacional e internacional, além de empresas públicas e privadas.

O Museu de Geociências é um dos principais museus da UnB. Possui acervo expressivo e diversificado, que atende à visitação diária da comunidade da UnB, de grupos de estudantes do ensino fundamental e médio e da sociedade em geral.

O Observatório Sismológico (SIS) é um Centro do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília (UnB). Suas responsabilidades envolvem o ensino (níveis de graduação e pós-graduação), a Extensão e a Pesquisa relacionada à sismicidade e à estrutura do interior da Terra. Sua principal atividade é o monitoramento sismográfico da sismicidade brasileira, natural e induzida por reservatórios.

Veículos apropriados para trabalhos de campo estão à disposição dos estudantes e professores.