Agradecemos a todos que participaram. Em breve, será divulgado o resultado.
Este é o edital para o novo programa de voluntariado do 50º Congresso Brasileiro de Geologia.
Conforme já divulgado, o 50ºCBG será um evento virtual e com isto, tivemos uma reformulação no programa de voluntariado.
O comitê organizador do congresso está oferecendo oportunidades de voluntariado a um número limitado de candidatos; estudantes que em caso de aprovação, receberão uma inscrição cortesia para participação integral no congresso. Os voluntários serão atribuídos para auxílio a organização do evento e suas atividades, de acordo com as necessidades apresentadas.
Pedimos a gentileza de que leiam todas as informações com atenção antes de enviar sua candidatura.
Os candidatos a voluntário serão selecionados por meio de um processo aberto, conforme descrito abaixo:
As atribuições serão diversas, como por exemplo:
Por favor, note que outras tarefas podem surgir durante o planejamento ou durante o evento, e que você pode ser solicitado a cumprir várias outras atribuições durante o curso de seu voluntariado.
Uma equipe designada pela Comissão Organizadora do congresso será responsável por definir as atribuições de voluntários.
Receberemos pedidos de agendamento de atividade em que desejem atuar; faremos o possível para atendê-los, mas pedimos que todos os candidatos sejam o mais flexível possível e compreendam que simplesmente algumas solicitações são inviáveis, como alteração de horários e/ou atribuições.
1. Isenção de taxa de inscrição no congresso; *
2. Certificado de trabalho voluntário no congresso**
3. Treinamento em área específica com profissionais qualificados conforme inscrição e seleção de área. ***
*A candidatura não garante aprovação no programa de voluntários, garanta sua inscrição com preços de primeira tabela. Para os voluntários aprovados que já realizaram suas inscrições e efetuaram o pagamento, faremos o reembolso do valor da inscrição paga.
**O certificado de voluntariado e de participação no congresso apenas será emitido àqueles que cumprirem em 100% suas atribuições como voluntário
*** Participação obrigatória.
Observação importante: Como o evento será virtual, todas as atividades serão remotas. Ou seja, o congresso não irá custear deslocamento, hospedagem e alimentação para voluntários.
Os aprovados receberão o comunicado pelo e-mail de cadastro.
A lista dos aprovados será divulgada no site do evento.
Qualquer dúvida, entrar em contato com a organização pelo e-mail registrobrasil@mci-group.com.
O Instituto de Geociências (IG) ocupa área de mais de 6.550 m2 no prédio do Instituto Central de Ciências (ICC), mais conhecido como Minhocão por sua forma longilínea. O IG possui ainda dois prédios próprios, onde estão instalados o Observatório Sismológico e o Laboratório de Geocronologia, com área adicional de 2.500 m2. No ICC funcionam a Direção e Secretaria, salas de aula, laboratórios, salas individuais de professores, salas para alunos de pós-graduação, o Museu de Geociências, os Centros Acadêmicos de Geologia Jorge Gushiken (CAGEO) e de Geofísica (CAGEF) e o Grupo Espeleológico da Geologia (GREGEO).
O Instituto de Geociências da UnB conta com laboratórios em todas as subáreas das Geociências, aos quais os estudantes têm amplo acesso. Quase todos os laboratórios possuem equipamentos de última geração, a fim de atenderem adequadamente às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do Instituto, bem como ao intercâmbio com outras universidades, instituições de pesquisa e empresas do País e do exterior. Encontram-se em pleno funcionamento os laboratórios de laminação, preparação de amostras, separação de minerais pesados, computação, microscopia, inclusões fluidas, difratometria de raios X, microssonda eletrônica, geoquímica, isótopos estáveis, geocronologia, micropaleontologia, microscopia eletrônica de varredura, sensoriamento remoto e análise espacial, geofísica aplicada, laboratórios do Observatório Sismológico e de estudos da litosfera.
O Laboratório de Geocronologia possui excelente estrutura para análises geocronológicas e de geoquímica isotópica, que têm sido realizadas para a comunidade científica nacional e internacional, além de empresas públicas e privadas.
O Museu de Geociências é um dos principais museus da UnB. Possui acervo expressivo e diversificado, que atende à visitação diária da comunidade da UnB, de grupos de estudantes do ensino fundamental e médio e da sociedade em geral.
O Observatório Sismológico (SIS) é um Centro do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de Brasília (UnB). Suas responsabilidades envolvem o ensino (níveis de graduação e pós-graduação), a Extensão e a Pesquisa relacionada à sismicidade e à estrutura do interior da Terra. Sua principal atividade é o monitoramento sismográfico da sismicidade brasileira, natural e induzida por reservatórios.
Veículos apropriados para trabalhos de campo estão à disposição dos estudantes e professores.